Nosso Blog tem o prazer de entrevistar Rafaela Rocha, que é formada em Ciências Sociais pela UFPR, teve a oportunidade de participar do processo eleitoral na Venezuela na ultima campanha que reelegeu Hugo Chaves presidente daquele pais.
|
foto oficial do encontro que ocorreu na Venezuela |
01- Você foi para a Venezuela durante o período eleitoral do ano passado, como surgiu essa oportunidade?
Bom, eu e outros companheiros de diversas organizações fomos convidados ao Encontro de Juventudes em Favor da Revolução Bolivariana. No caso da galera brasileira, fomos nós da UJS, companheiros da JSB, da JPT, do PDT, galera do MST, da Via Campesina, do Levante Popular e do vários outros movimentos camponeses. Além dos brasileiros, foram também convidados jovens de todos os países latino americanos Numa quinta feria de agosto de 2012, eu recebi uma ligação com o convite: "Rafa, você é a fim de ir pra Venezuela?" eu prontamente respondi que sim, porque depois de Cuba essa seria a maior experiencia em governo de esquerda no mundo a ser vivenciada, não perderia a oportunidade!
02-Qual era o objetivo dessa atividade que você participou?
O Ministério de Juventude da Venezuela organizou o evento pra movimentar a união de esquerda no continente. E foi um golaço! A ministra é uma moça de no máximo 30 anos, com uma energia, uma retorica que deu uma lição de luta pra gente. Aí as delegações dos países foram divididas em ordem alfabética para cada estado venezuelano. Assim, no grupo em que fomos para o estado de Yaracuy, estávamos entre brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, equatorianos, e outras delegações